Os escritos de Aristóteles dividem-se em dois grandes grupos: os “exotéricos” (compostos em sua maioria sob forma dialógica e destinados ao grande público, ou seja, às pessoas “de fora” da escola) e os “esotéricos” (que, ao contrário, constituíam ao mesmo tempo o fruto e a base da atividade didática de Aristóteles, não sendo destinados ao público, mas apenas aos discípulos, sendo portanto patrimônio “interno” da escola).
O primeiro grupo de escritos perdeu-se completamente, dele restando apenas alguns títulos e pequenos fragmentos. Talvez o primeiro escrito exotérico tenha sido Grilo ou sobre a Retórica (no qual Aristóteles defendia a posição platônica contra Isócrates), ao passo que os últimos foram o Protrético eSobre a filosofia. Outros escritos do jovem Aristóteles dignos de menção são: Acerca das Idéias, Acerca do Bem, Eudemos ou sobre a alma. Hoje, a atenção dos estudiosos está particularmente fixada nessas obras, tendo-se conseguido mesmo recuperar um certo número de fragmentos delas. (Entretanto, outros escritos do primeiro período são, para nós, somente títulos vazios).
No entanto, nos chegou a maior parte das obras esotéricas, todas tratando da problemática filosófica e de alguns ramos das ciências naturais. Recordemos, em primeiro lugar, as obras mais propriamente filosóficas. No seu ordenamento atual, o Corpus Aristotelicum abre-se com oOrganon, título com o qual, mais tarde, foi designado o conjunto dos tratados de lógica, que são: Categorias, De interpretatione, Analíticos primeiros, Analíticos segundos, Tópicos e Refutações sofísticas. Seguem-se as obras de filosofia natural, isto é, a Física, o Céu, A geração e a corrupção e aMeteorologia. Ligadas a elas, encontram-se as obras de psicologia, constituídas do tratado Sobre a alma e por um grupo de opúsculos reunidos sob o título de Parva naturalia. A obra mais famosa é constituída pelos catorze livros da Metafísica. Vêm depois os tratados de filosofia moral e política: a ÉticaaNicômaco, aGrande Ética, a Ética a Eudêmio e a Política. Por fim, devem-se recordar a Poética e a Retórica. Entre as obras relativas às ciências naturais, podemos recordar a imponente História dos animais, As partes dos animais, O movimento dos animais e A geração dos animais